Modelo Pedagógico

Na Creche Salpicos de Alegria queremos que as crianças se sintam tão bem como quando estão em casa. Para tal, é essencial estabelecer uma forte ligação entre a creche e a família ou restante comunidade educativa.

A criança é o centro de todo o processo educativo e o educador tem o importante papel de a acompanhar, seja através de conselhos, de informações ou propondo atividades sem nunca impor as aprendizagens aí implícitas. Desta forma, a criança tem um papel ativo no seu desenvolvimento, adquirindo novas aprendizagens através do ambiente e dos materiais preparados e orientados pelos educadores. Ou seja, a criança tem liberdade para escolher como e com que quer brincar de forma a ganhar conhecimento.

A metodologia seguida tem por base vários modelos de ensino. Desta forma, é proporcionado às crianças o que defendemos que seja o melhor da educação. Essencialmente, é defendida uma avaliação qualitativa, em vez da quantitativa. Todos os métodos são válidos, dependendo da criança, do seu ambiente e das suas vivências, não havendo um método melhor do que outro. O importante é que cada criança cresça feliz, saudável, em segurança, auto-confiante, desenvolvendo a sua auto-estima, sem esquecer que é fundamental brincar. Assim, as atividades lúdicas servirão para articular o desenvolvimento cognitivo e o espírito crítico, desenvolvendo uma consciência ética, num processo progressivo de interação social, e estimulando a curiosidade de cada criança para novas aprendizagens.