Modelo Pedagogico
A creche Salpicos de Alegria quer ser um prolongamento do espaço familiar, funcionando numa dinâmica interativa com a família (pais, irmãos e avós).
 A nossa metodologia assenta em dois modelos de ensino – o  High Scope e o Movimento de Escola Moderna. A este cruzamento chamou-se  Pedagogia do Amor.

Do método High Scope retiramos a “aprendizagem activa”. “É um modelo centrado na criança, nas suas explorações, e nas ”Experiências-Chave”. 
Estas têm por base aquilo que os bebés e crianças mais novas descobrem nas suas aventuras diárias de aprendizagem ativa.

.Já ao Movimento Escola Moderna fomos buscar, entre outras, a vertente comunitária que faz, por exemplo, com que as crianças participem na definição das regras.
Apostamos na avaliação qualitativa, em vez da quantitativa. Não há um melhor do que outro. É importante o Saber Ser… Saber Estar… Saber Fazer…
 Assumimos o compromisso de ajudar o vosso filho a crescer feliz, saudável, em segurança, auto-confiante, desenvolvendo a sua auto-estima, sem esquecer que Brincar é fundamental. Assim, vamos articulando atividades lúdicas com o desenvolvimento cognitivo e o espírito crítico, desenvolvendo uma consciência ética, num processo progressivo de interação social, e estimulando a curiosidade de cada crianças para novas aprendizagens.
“Vamos todos cuidar do futuro de amanhã…